Relíquias da Lara

Looks do dia, cabelos coloridos, cultura alternativa e lifestyle.

Resenha: Vampire Academy

Oi, pessoal!
Eu sou a Camilla, tenho 21 anos, sou fotógrafa (principalmente fotógrafa pessoal da Lara) e leitora compulsiva.
Sim, compulsiva.

Fui convidada pela lindíssima da Lara a fazer resenhas de livros aqui no blog dela e como isso é algo que eu sempre quis fazer, não pude perder a oportunidade, né? :)

Desde cedo criei o hábito de ler e espero não perder esse hábito nunca. Curto mais ler em inglês, acho mais prático e mais barato. A maioria das minhas leituras é feita pelo Kindle porque sou desesperada e não sei me conter até o livro que eu encomendei chegar, então leio o ebook pra saciar a minha vontade. Como sempre quis ter uma biblioteca pessoal, mesmo tendo lido o livro pelo Kindle, compro ele físico pra poder tê-lo bem lindinho na minha estante.

Bom, eu deveria fazer resenha de um livro, mas como é a minha estreia aqui no Relíquias da Lara, resolvi fazer a resenha de uma série de livros que eu gosto muito, muito, muito. Assim, mais ou menos. Vou fazer a resenha do primeiro livro da série e indicar o resto, hehe.

Vampire Academy
(Academia de Vampiros)

Autor(a): Richelle Mead
ISNB: 9781595141743
Editora: Razorbill (no Brasil essa série passou por uns probleminhas e foi publicado originalmente pela editora Nova Fronteira, mas a partir do segundo livro em diante, quem tomou conta da série foi a editora Agir);
Gênero: Young Adult (ou simplesmente conhecida como YA, é o tipo de literatura para jovens/adolescentes e um dos meus gêneros literários preferidos);
Sinopse: "Esqueça tudo o que você aprendeu sobre vampiros — eles definitivamente não brilham à luz do sol, e vivem em uma sociedade bem mais complexa do que você imagina. Rose e Lissa sabem disso melhor do que ninguém. Lissa é a princesa de um clã muito importante de vampiros. Sua melhor amiga, Rose, é meio vampira, meio humana, e tem como missão se tornar guardiã de Lissa. Pressentindo que algo ruim vai acontecer, Rose decide que devem fugir. Elas passam dois anos assim, mas são encontradas e levadas de volta à escola de vampiros São Vladimir, onde terão que relembrar as causas de sua fuga e sofrer suas consequências. São paixões e vidas em jogo, traições e reviravoltas de tirar o fôlego, parte do mundo criado por Richelle Mead e povoado por personagens fortes e irresistíveis."

Vampire Academy é uma série de seis livros da autora Richelle Mead.
O primeiro livro da série foi originalmente publicado em 2007 e o sexto e último livro em 2010. Aqui no Brasil, o primeiro livro traduzido foi publicado em 2009 e o restante ao longo dos anos até 2013. Eu li todos os livros no mesmo ano que publicaram o último da série, mas como só tinha chegado no Brasil os dois primeiros, procurei em comunidades do Orkut se alguém tinha os livros traduzidos em PDF para que eu continuasse a saga de Rose Hathaway. 

A série Vampire Academy desconstrói tudo que até então havia sido escrito sobre vampiros. Ok, existem noções básicas sobre todo vampiro: eles bebem sangue pra sobreviver, eles não são resistentes ao sol (muito menos brilham nele!) e humanos não são amigos e sim comida. Mas no mundo de Richelle Mead, as coisas não são bem assim. Para começar, existem dois tipos de vampiros e dois tipos de humanos. Sim, você leu isso certo. No universo Vampire Academy, existem os Moroi (vampiros “bonzinhos" que geralmente possuem algum poder relacionado a água, ar, fogo, terra e espírito e vivem na alta sociedade, recheados de famílias reais); os Strigoi (vampiros do mal, loucos por sangue e sem nenhuma empatia. Esses por sua vez tentam destruir os Moroi e seu estilo de vida a todo custo); os Dampiros (dhampirs em inglês – que são meio humanos e meio vampiros, gerados da relação de um humano com algum Moroi e servem para proteger os Moroi dos Strigoi) e os humanos comuns mesmo como você e eu que só servem como almoço e janta para os vampiros de ambas as raças.

A trama começa quando a protagonista Rose Hathaway e sua melhor amiga Lissa Dragomir são resgatadas após dois anos da fuga de ambas da escola de vampiros São Vladimir; Rose sentiu que havia algo de errado ali e que sua amiga corria algum risco, então as duas resolvem fugir e viver entre humanos (onde elas provavelmente correriam mais riscos, MAS OKAY). Lissa é a princesa de uma família real muito importante no meio vampiresco e Rose é uma dampira. Assim que elas voltam a estudar na São Vladimir, encontram dificuldades de se ajustarem em meio aqueles que pertencem e os que não pertecem as famílias reais de vampiros. Rose e Lissa são amigas desde criança e guardam um segredo entre si que tentam esconder a todo custo. Como castigo pela fuga das duas dois anos antes, Rose é forçada a ter treinos extras com o novo mentor da escola: a lenda, o russo, o sexy... Dimitri Belikov.

Rose teme que há algo de erradpor trás da delicadeza de Lissa quando coisas estranhas começam a acontecer com ela – como animais mortos aparecendo em seu quarto e suas atitudes que mudam gradativamente para um caminho sombrio – e Rose se dispõe a desvendar esse mistério para ajudar sua amiga e se tornar sua guardiã oficial no futuro.

Em meio a treinos e bronca, Rose se encontra atraída por seu mentor, porém esse é um romance que não poderia acontecer nunca... então por que será que as atitudes do mandão Dimitri a deixam tão fora do eixo? 

E mais, que segredo é esse que Lissa e Rose tentam esconder a todo custo?

Rose Hathaway é umas das minhas personagens preferidas de toda a literatura YA. Ela é atrevida, corajosa, engraçada e se mete em todos os problemas possíveis. É impossível não gostar dela logo de cara; é uma personagem muito bem construída e seu desenvolvimento ao longo dos livros é incrível. Ao longo da série existem outros personagens irresistíveis, mas nenhum tem a personalidade tão marcante quanto ela. Exceto, talvez, por Dimitri Belikov que é o badass de todos os badasses da história da literatura YA. Quando os dois se juntam, pode ter certeza que vem cena boa por aí.

Cada livro tem uma trama mais incrível que a outra. A autora faz com que a gente não consiga parar até ler tudo. Leiam essa série de livros maravilhosos e descubram como Rose irá se safar de todos os problemas que ela consegue causar em todos os lugares que vai e com certeza você não conseguirá não gostar dela ou da série. ;-)

Livros da série:
Inglês


Vampire Academy . Frostbite . Shadow Kiss
Blood Promise . Spirit Bound . Last Sacrifice

Português


O Beijo das Sombras . Aura Negra . Tocada Pelas Sombras
Promessa de Sangue . Laços do Espírito . Último Sacrifício

P.S: Vampire Academy virou filme em 2014 - não teve um feedback muito bom, mas o cast escolhido pra representar os personagens é muito incrível! Vale a pena ver.

P.P.S: Ninguém entende porque os três primeiros títulos traduzidos para o português ficaram tão incoerentes. Quer dizer... De "Vampire Academy"pra "Beijos das Sombras" foi uma volta muito absurda, né? Mas fazer o quê? :P

2 Comentários

  1. Que coisa empolgante, não conhecia ! gosto dessas coisas meio sombrias ♥

    http://guitarrebel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Contact Form (Do not remove it)

back to top