Relíquias da Lara

Looks do dia, cabelos coloridos, cultura alternativa e lifestyle.

Resenha Literária: Perfect Chemistry


Perfect Chemistry
(Química Perfeita)


Autor (a): Simone Elkeles (rainha do YA!)
ISBN: 8564025167
Editora: Walker Boots (no Brasil ele foi publicado em 2011 pela editora Underworld)
Gênero: Young Adult
Sinopse: Química Perfeita - Os garotos do instituto Fairfiel, do subúrbio de Chicago, sabem que South Side e North Side não se misturam. Assim, quando a líder de torcida Brittany Ellis e o marginal Alex Fuentes são obrigados a trabalhar juntos como parceiros de laboratório na aula de química, os resultados prometem ser explosivos. Mas nenhum deles estava pronto para a reação química mais surpreendente de todas: O amor.


Poderão romper os preconceitos e estereótipos que os separam?


Todo mundo sabe que em Fairfield, quem mora no lado sul não se mistura com quem mora no lado norte.

Brittany Ellis é a garota perfeita.
Ou pelo menos é o que ela quer que todos pensem.
Alex Fuentes é perigoso, membro de uma gangue e o bad boy do colégio.
Ou pelo menos é o que ele precisa ser pra garantir sua segurança e a de sua família.

A vida dos dois começa a mudar quando ambos começam o primeiro dia do último ano do ensino médio quase causando um acidente de carro. Isso já é o suficiente pra deixar a perfeita Brittany Ellis assustada – afinal de contas ninguém quer mexer com Alex Fuentes, todo mundo sabe o quão perigoso ele é.

Pra piorar a situação, Alex e Brittany são escolhidos por sua professora de Química pra serem parceiros de um projeto que eles precisam ganhar uma nota boa.

Os dois não se suportam e isso não é segredo pra ninguém. Ficam zombando e fazendo piadinhas de segundo sentido no meio da aula, um irritando o outro o máximo que puder.

“This connection we have isn't going away, it's only getting stronger. Because the more I spend time with her, the closer I want to be.” 

(Tradução livre)

“Essa conexão que nós temos não vai acabar, está apenas ficando mais forte. Porque quanto mais tempo eu passo com ela, mais perto eu quero ficar."

Ao começarem a conviver fora do colégio para fazer o projeto, ambos percebem que o outro não é só aquilo que eles mostram por fora, mas mesmo assim nenhum dos dois dá o braço a torcer pra atração que sentem um pelo outro. Brittany tem namorado e uma vida que precisa ser vista como perfeita, para que assim ninguém fora do seu colégio descubra que em casa a situação não é lá das melhores. Sua irmã mais velha tem paralisia cerebral  e sua mãe joga em cima de Brittany uma carga muito pesada. “Já que sua irmã não nasceu perfeita, você precisa ser”.
Alex também não tem uma vida nada fácil. Faz parte de uma gangue para que seus irmãos mais novos tenham um futuro melhor do que o seu, para que eles consigam se formar no colegial e conseguirem um emprego decente e saírem do subúrbio.

“You are the one girl that made me risk everything for a future worth having.” 

(Tradução livre)

“Você é a única garota que me fez arriscar tudo por um futuro que valesse a pena”

Quando os amigos de Alex percebem que Brittany claramente está atraída por ele, uma aposta é feita.

As amigas de Brittany tentam avisá-la do perigo que é estar perto de Alex – até sua ex namorada faz questão de deixar claro que ele ainda pertence a ela.
Mas Alex passa a ver Brittany como uma pessoa mais real, longe daquela patricinha metida que todo mundo acha que ela é; e aos poucos, mesmo com os aviso de todos à sua volta, vai deixando com que seus sentimentos tomem conta da razão e tenta trazer Brittany pra realidade.
Brittany sente uma confiança em Alex que nunca havia sentido em ninguém antes e assim tenta também trazê-lo para o seu mundo. Mas o que acontece quando esses mundos são totalmente diferentes?

Brittany e Alex tem muito o que lutar pela frente se eles quiserem mesmo ficar juntos. Mas e os perigos da gangue de Alex? E a vida perfeita de Brittany? E seus familiares e amigos que são 100% contra essa relação?

E por fim… e a tal aposta?


Perfect Chemistry quebra todos os estereótipos criados para os jovens americanos. Nem todo imigrante latino é perigoso e quer aquele futuro pra sua família; nem toda garota loira do olho azul, cheerleader e nerd tem a vida perfeita que todos acham. A relação de Brittany e Alex vai sendo construída na base da confiança e força, mesmo com tudo em sua volta gritando que não vai dar certo.

A desconstrução feita nesse livro é muito importante para o desenvolvimento de qualquer leitor. Eu chorei lendo ele, hahaha.
Amo demais essa autora e li quase todos os livros que ela escreveu. A Simone tem esse dom de mostrar como os jovens pensam e agem e não fugir muito da realidade. Junta isso a um bom drama e amor e boom, você tem um livro perfeito.

Perfect Chemistry é uma leitura muito fácil e doce, é um dos meus livros românticos preferidos porque ele não é só romance. Ele me parece muito condizente com a realidade dos Estados Unidos. Tem personagens super agradáveis e umas partes muito engraçadas. 

Leiam Perfect Chemistry e embarquem nesse mundo maravilhoso que a Simone Elkeles criou.

:)

“Life it is what you make it. If you think you can't change the world, then go on and follow the path already carved out for you. But there are other roads to choose, they're just harder to trudge through. Changing the world isn't easy, but I sure as hell am going to keep trying. Are you?” 

(Tradução livre)

“A vida é o que você faz dela. Se você acha que não consegue mudar o mundo, então vá em frente e siga o caminho que já está esculpido pra você. Mas existem outros caminhos a serem escolhidos, eles apenas são mais difíceis de serem atravessados. Mudar o mundo não é fácil, mas eu com certeza vou continuar tentando. E você?”


P.s: Pessoal, eu comprei o meu livro em inglês na época pelo Book Depository, mas aparentemente eles lançaram aqui no Brasil um pouco tempo depois que eu comprei o meu.
Eu particularmente nunca vi pra vender, procurei rapidinho pra por links aqui, mas vi no Submarino que tava esgotado. Quem tiver interessado, procure, mas não posso dar certeza de que vão achar. Com certeza deve ter algum arquivo .PDF com ele traduzido por aí. Mas não deixem de ler esse livro, sério. Ele é incrível.

2 Comentários

  1. Amei sua resenha!
    Quero muito ler esse livro há um bom tempinho, é uma pena a Underworld ter falido e nenhuma outra editora ter comprado os direitos!

    beijos!

    http://www.deixaela.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não desista de querer ler, é só procurar mais um pouco que você acha o livro pra vender ou pra baixar mesmo :3

      Excluir

Contact Form (Do not remove it)

back to top